
Luciana Nascimento Crescente Arantes
Hace dieciocho años que trabaja para el Municipio de São Paulo – Actualmente forma parte del equipo técnico del SME/División de Educación Especial – Y ya coordinó el CEFAI de la DRE-SA.
Actuó como profesora universitaria en las disciplinas de Práctica Docente/Metodología/Didáctica – Psicología de la Educación – Fundamentos de la Interdisciplinariedad – Coordinó el área de Psicopedagogía de la Faculdade Sumaré.
Implementé, coordiné, impartí y acompañé varios proyectos y cursos en el área de: Discapacidad Intelectual; Proceso de Alfabetización; Gestión Pedagógica; Acompañamiento del Aprendizaje; inclusión escolar; Proyecto Político Pedagógico; Educación especial; Psicopedagogía y TEA.
Es coautora del libro TDHA – inclusión en las escuelas – También tiene un capítulo de libro: Cuando sucede la educación especial de calidad.
Doctorado en Educación: historia, política y sociedad.
Máster en Trastornos del Desarrollo.
Especializada en Psicopedagoga y Arteterapeuta.
LIBROS PUBLICADOS

Quando a Educação Especial de Qualidade Acontece
Ed. Livro Alternativo, 2019
Quando a Educação Especial de Qualidade Acontece apresenta pesquisas e práticas de educadores que acreditam na força de uma educação verdadeiramente inclusiva. A obra valoriza as capacidades de cada indivíduo, independentemente de suas condições, e convida à reflexão sobre os desafios e possibilidades da escolarização que respeita a diversidade humana. Um livro essencial para quem busca promover uma escola mais justa, acolhedora e comprometida com o desenvolvimento de todos.

Contribuições para inclusão escolar de alunos com necessidades especiais: estudos interdisciplinares em educação e saúde
Ed. Memnon, 2012
Com os objetivos de mapear o atendimento educacional especializado a crianças do município de Barueri, propor estratégias de intervenção interdisciplinar na área da Educação Especial e da Saúde, e contribuir com a melhoria de políticas públicas direcionadas ao atendimento educacional especializado no âmbito da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do município, as ações foram definidas e desenvolvidas conjuntamente entre docentes, discentes e gestores municipais. O envolvimento direto dos participantes, tendo a troca como elemento fundante de pesquisas conjuntas, possibilitou o enfrentamento do desafio de se desenvolver um projeto interdisciplinar voltado à formação e à pesquisa na área da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Esse desafio foi expresso em cada ação desenvolvida a partir da troca dialógica entre os envolvidos, sabendo-se, desde Sócrates, que o diálogo entre dois ou mais, quando se busca o entendimento, pressupõe a existência de razão comum e a insuficiência de cada um.

TDAH – Inclusão na Escola
Ed. Ciência Moderna, 2009
O TDAH, caracterizado por impulsividade, falta de atenção e hiperatividade, está sendo considerado um dos principais problemas crônicos na infância. (AAP – AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS, 2000). De acordo com este critério, existiriam três tipos de TDAH: TDAH com predomínio de sintomas de desatenção, TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade e TDAH combinado.
Diante da prevalência de 3% a 6% desta síndrome, sendo na sua maioria crianças em idade escolar não se trata, portanto, de algo tão incomum assim. Não podemos negar que muitas escolas irão se deparar com estes alunos. Então, como adequar à classe regular para os mesmos? Este trabalho menciona diversas estratégias para serem utilizadas em sala de aula e também para pais e familiares destas crianças a lidar melhor com esta síndrome. Inclusive achamos de suma relevância descrever a relação teoria x prática, em que uma das autoras conta toda sua experiência como educadora de um aluno com diagnóstico de TDAH, a qual, descreve passo a passo suas intervenções, dúvidas e êxitos.
Segundo Barkley (2002, p. 114), é preciso salientar que entre 20% e 30% de crianças com TDAH apresentam pelo menos um tipo de deficiência de aprendizado (DA), em matemática, leitura ou ortografia.
Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial
Anais do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial
ISSN: 2359-2109
https://proceedings.science/cbee/cbee-2023/autores/luciana-nascimento-crescente-arantes?lang=pt-br
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
Mi hijo con Trastorno del Espectro del Autismo – TEA va a la escuela, ¿y ahora?
